Prestei serviços de consultoria a diversas empresas para implantações de obras nos mais diversos segmentos, bem como na implantação de divisões de planejamento nas empresas e respectivas obras, com a qualificação de mão de obra.
A necessidade de uma Divisão de Planejamento nas empresas fez com que me dedicasse ainda mais nesse segmento, aliado ao fato de ser uma área que gosto muito de atuar.
Desenvolvi vários sistemas específicos para gestão empresarial ( vide pagina de Trabalhos Especiais ) os quais atendessem a demanda das empresas, automatizando a gerencia de processos de todos os tipos de negócios, principalmente os processos para Engenharia, Manutenção e Controle de Materiais, Manutenção de Equipamentos entre outros, principalmente no que se refere ao Planejamento Programação Controle e Acompanhamento de Obras.
Criei e implementei em diversas empresas ferramentas de inteligência que possibilitem a qualquer tipo de usuário analisar com eficiência e segurança diversos parâmetros de seus negócios, através de relatórios analíticos e gráficos, coletando dados de sistemas já implantados de Planejamento e Acompanhamento de Obras.
Como consultor prestei serviços de assessoria a vários Gerentes de Projetos através do Planejamento e Controle do tempo, dos recursos e dos custos disponibilizados para a execução de empreendimentos, levando em consideração os riscos e a qualidade final do empreendimento:
Criei um sistema de Planejamento Geral a ser adequado a cada empreendimento específico, no nível de detalhe adequado a cada fase do projeto e a necessidade dos dirigentes da empresa conforme abaixo:
- Planejamento Máster - PM: Para fins estratégicos - Baixo nível de detalhamento. Planejamento de ante projetos com orçamento global preliminar para um projeto, geralmente a nível de proposta.
- Planejamento Gerencial ou Intermediário - PGI: Para fins de aprovação. Calcado no PM, já com detalhamento das atividades de Engenharia e Suprimentos, mantendo as atividades de implantação a um nível pouco detalhado.
- Planejamento Detalhado - PD: Para fins de Implantação. Normalmente esse tipo de planejamento é exigido pela empresa contratante da empreiteira. É o detalhamento do PGI a nível executivo, com a adequação dos calculos dos Custos Diretos e Despesas Indiretas os quais vão delimitar os caminhos a serem percorridos até o final da obra, sem solução de continuidade.
- Planejamento Detalhado para Serviços - PDS: Esse tipo de planejamento é diferente dos demais pois muitas vezes, a seqüência de execução dos serviços são determinadas pela suas prioridades e disponibilidade de recursos em função das dependências físicas entre os serviços. Estruturado a partir do PD., nesta fase gera-se as programações de serviços, trimestrais, mensais, semanais e diárias com seus respectivos acompanhamentos, afim de se reprogramar toda vez que se fizer necessário sem com isto alterar o planejamento geral do empreendimento que deverá ( se bem feito ) se manter inalterado até o final da obra.
- Alterações em um planejamento só se dá se o contratante provocar por qualquer motivo a paralização da obra por tempo ideterminado!
|